sábado, 13 de julho de 2013

BRC Norma Global para Segurança de Alimentos



Desenvolvido pelo British Retail Consortium (BRC), uma organização comercial do Reino Unido que representa os interesses de seus revendedores, a BRC Norma Global – Alimento - foi criada para estabelecer uma norma para a “due diligence” e aprovação de fornecedor.

A norma foi adotada por fabricantes de alimentos em todo o mundo. A certificação para esta norma ajuda fabricantes, proprietários de marcas e revendedores a cumprirem suas obrigações legais e proteger os consumidores. A norma abrange um amplo escopo de áreas de segurança de produto, bem como as de responsabilidades legais e de “due diligence”, tanto para fornecedores quanto revendedores.

É particularmente aplicável para companhias fornecedoras de produtos alimentícios para revendedores no Reino Unido, independentemente do produto ou país de origem. Na maioria dos casos a certificação nesta norma é pré-condição para fornecedores de revendedores do Reino Unido.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

TL 9000 Telecomunicações



A globalização da indústria de telecomunicações está trazendo a necessidade de aplicar um conjunto comum de requisitos da qualidade ao longo da cadeia de fornecimento. A TL 9000 enfoca esta necessidade e é um sinônimo de redução de custos, aumento de desempenho e melhoria nas relações cliente/fornecedor.

A TL 9000 foi desenvolvida especificamente para a indústria de telecomunicações. Ela é baseada na ISO 9001 e foi desenvolvida pelo Quality Excellence for Suppliers of Telecommunications (QuEST) Leadership Forum como uma resposta a falhas de produto e serviço na indústria.

Representantes das principais partes interessadas decidiram que somente ao se definir as necessidades específicas para a qualidade e ao se determinar claramente os objetivos e metas, seria possível para a indústria de telecomunicações promover uma cultura de melhoria contínua.

A TL 9000 define os requisitos do sistema de gestão da qualidade de telecomunicações para projeto, desenvolvimento, produção, entrega, instalação e manutenção de produtos e serviços. Isto também inclui desempenho e custo - baseados em monitoramentos que medem a confiabilidade e o desempenho da qualidade.

A TL 9000 é relevante somente para aquelas organizações atualmente envolvidas em trabalho dentro da indústria de telecomunicações e que querem implementar um sistema de gestão certificado com reconhecimento internacional.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

ISO/TS 16949 Automotiva



A ISO/TS 16949 é uma especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes - brasileira, americana, alemã, francesa e italiana - dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva.

A indústria automotiva global requer níveis de classe mundial para a qualidade de produto, produtividade e competitividade, bem como para a melhoria contínua. Para atingir esta meta muitos fabricantes de veículos insistem que fornecedores adotem às rígidas especificações técnicas estabelecidas em uma norma de sistema de gestão da qualidade para fornecedores do setor automotivo, conhecida como ISO/TS 16949.

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pela indústria, o Internacional Automotive Task Force (IATF), para incentivar a melhoria tanto na cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação. De fato, para a maioria dos principais fabricantes de veículos, a certificação nessa especificação é um requisito mandatório para se fazer negócios.

Essa especificação alinha e substitui as normas existentes do sistema da qualidade automotivo americano, alemão, francês e italiano, incluindo QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva. Primeiramente publicada em março de 1999 e revisada em 2002, existem agora mais de 25.000 certificados emitidos em 80 países e economias.

A ISO/TS 16949 é relevante para todos os tipos de companhias fornecedoras do setor automotivo, desde pequenos fabricantes até grandes organizações com múltiplas instalações (multi-site), multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo. Entretanto, é aplicável somente para sites onde existe produção ou serviço de peças.

As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ISO/IEC 27001 Segurança da Informação



A informação é crítica para a operação e talvez igualmente o seja para a sobrevivência de sua organização. Ser certificado pela ISO/IEC 27001 ajudará você a gerenciar e proteger os valiosos ativos da informação.

A ISO/IEC 27001 é a única norma internacional auditável que define os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A norma é designada para assegurar a seleção de controles de segurança adequados e proporcionais.

Ela ajuda sua empresa a proteger seus ativos da informação e dar confiança para todas as partes interessadas, especialmente seus clientes. A norma adota uma abordagem de processo para o estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, revisão, manutenção e melhoria de seu SGSI.

A ISO/IEC 27001 é aplicável para qualquer organização, grande ou pequena, em qualquer setor ou parte do mundo. A norma é especialmente aplicável onde a proteção da informação é crítica, assim como finanças, saúde, setores público e de TI.A ISO/IEC 27001 é também altamente eficaz para organizações que gerenciam informação em nome de terceiros, assim como companhias terceirizadas de TI: Ela pode ser usada para garantir a seus clientes que suas informações estão sendo protegidas.

terça-feira, 9 de julho de 2013

GHGEV - Verificação de Emissões de Gases do Efeito Estufa



A mudança climática é provavelmente o desafio mais significativo do século XXI. Na medida em que as questões relacionadas ao aquecimento global estão mais presentes na sociedade, as organizações disponibilizam publicamente dados sobre os seus desempenhos em termos de emissões para atender aos requisitos legais, como no caso de alguns países europeus, ou para demonstrar credibilidade aos acionistas e outras partes interessadas.

Geralmente as organizações apresentam suas informações sobre emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em documentos oficiais, tais como relatórios específicos sobre o assunto ou em relatórios de sustentabilidade corporativos.

A verificação de inventários de GEE trata-se de uma avaliação objetiva da exatidão e integridade das informações reportadas e da conformidade destas informações com princípios de contabilização e elaboração de relatórios de GEE pré estabelecidos, que fornece dados importantes para a redução de GEE e como conseqüência, para o SGA da organização.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

AS9100, AS9110, AS9120 Aeroespacial



Qualidade e confiabilidade são fatores críticos para a indústria aeroespacial. Em um ambiente onde os erros ou falhas de produtos ou serviços podem ser fatais, a operação eficaz de um sistema de gestão da qualidade tem um papel essencial na redução de riscos e provisão de uma estrutura confiável para organizações que fornecem um produto ou serviço.

Sistemas de gestão da qualidade tem sido utilizados na indústria aeroespacial por muitos anos. Os esforços dos membros da indústria aeroespacial para estabelecer um único Sistema de Gestão da Qualidade resultaram nas Normas AS9100, 9110 e 9120. Elas são usadas e apoiadas pelas companhias aeroespaciais líderes no mundo, como também através de parcerias com suas cadeias de fornecedores.

AS9100 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Projeto e/ou Manufatura de Produtos Aeroespaciais.
AS9110 - Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações de manutenção, reparos e inspeção de peças aeroespaciais
AS9120 - Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para armazenamento e distribuição de peças aeroespaciais

As Normas Aeroespaciais são uma série de Normas específicas baseadas na ISO 9001 e desenvolvidas pelo grupo internacional da qualidade aeroespacial - International Aerospace Quality Group (IAQG) para fornecer consistência internacional e tratar de requisitos específicos regulatórios, de segurança e confiabilidade obrigatórios para o setor aeroespacial.

domingo, 7 de julho de 2013

OHSAS 18001 Saúde e segurança ocupacional



Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.

Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

A OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.