terça-feira, 16 de julho de 2013

ISO 9001 Qualidade



Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

Série de Normas ISO 9000

A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:
ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

Como criadores da primeira norma de sistema de gestão da qualidade BS 5750, a predecessora da série ISO 9000, e como membro contínuo dos comitês técnicos da ISO 9000, nosso conhecimento e experiência das normas é insuperável. Nós sabemos como explorar completamente os benefícios de seu sistema de gestão da qualidade para assegurar uma abertura do verdadeiro potencial de sua organização

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PAS 99 Gestão Integrada



O PAS 99 (Especificação Publicamente Disponível) é a primeira especificação de requisitos de sistema de gestão integrado do mundo baseada nos seis requisitos comuns da ISO Guia 72 (uma norma para redigir normas de sistema de gestão).

Nós a desenvolvemos em resposta à demanda do mercado para alinhar seus processos e procedimentos em uma única estrutura holística que permite a você conduzir suas operações mais eficazmente.

A gestão integrada é aplicável para qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor, procurando integrar dois ou mais de seus sistemas de gestão em um sistema coeso, com um conjunto holístico de documentos, políticas, procedimentos e processos.

domingo, 14 de julho de 2013

ISO 50001 - Sistema de Gestão de Energia



Reduzir seu consumo de energia é a chave para vencer a escassez de energia e o aumento de custos. Para muitos a resposta é um Sistema de Gestão de Energia (SGE), uma estrutura de trabalho para o gerenciamento sistemático do consumo de energia.

Assim como a redução de custos e emissões de gases do efeito estufa, uma certificação de terceira parte de um SGE pode aprimorar sua reputação ao demonstrar o comprometimento de seu negócio com a sustentabilidade ambiental.

A ISO 50001 representa as melhores práticas atuais de nível internacional em gestão de energia, desenvolvida a partir de normas e iniciativas nacionais / regionais existentes. A norma foi desenvolvida em vários anos com a participação de especialistas em gestão de energia, representantes de mais de 60 países de todo mundo, que contribuíram para sua elaboração.

Ela ajudará sua organização a implementar os processos necessários para entender a linha básica de consumo de energia, colocar em prática planos de ação, metas e indicadores de desempenho para reduzir o consumo e identificar, priorizar e registrar oportunidades para melhorar o desempenho energético.

Atualmente, centenas de empresas já se beneficiaram com normas, publicações, treinamentos, software e certificação relacionados a esta norma.


A ISO 50001 é apropriada a qualquer organização – independente do porte, setor ou localização geográfica. Ela é particularmente relevante para organizações de consumo intensivo de energia ou para organizações que possuem metas corporativas para redução de emissão de gases de efeito estufa.

A certificação independente de terceira parte de um sistema de gestão de energia com base na ISO 50001, é uma garantia às partes interessadas de que sua organização tem um SGE implementado e alinhado com as melhores práticas existentes a nível internacional sobre o tema.

Sendo certificado em ISO 50001, uma organização independente que realiza certificações de terceira parte, será a uma garantia aos seus acionistas de que sua empresa implementou um SGE e permanece atualizada com as melhores práticas de gestão de energia.