Objetivando
complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, são propostos 3 novos Sensos
(Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) de forma a torná-lo um êxito e de uso contínuo. É
importante ressaltar que a grande vantagem do programa 8S é que ele não contempla o
investimento em máquinas e sistemas automáticos, tratando-se de uma metodologia de
gestão de recursos humanos e materiais, baseado totalmente na
capacidade intelectual e criativa dos funcionários. O investimento é nos seres
humanos, com educação, treinamento e qualificação profissional. A metodologia
promove a mudança de comportamento de
dirigentes e funcionários que, passam a formar um grupo unido com visão de
sobrevivência e continuidade dos negócios, principalmente através da economia e aos
desperdícios.
Os oito Sensos
são a seguir descritos seguindo suas ordem de implantação:
1 Shikari Yaro :
Senso de determinação e União. Prega a participação determinada da
alta administração em parceria com a união de todos os funcionários. O exemplo vem de
cima. Motivação. Liderança e comunicação são as chaves deste Senso. Este primeiro
Senso deve ser implantando segundo as seguintes etapas: 1- Conscientização da alta
administração. 2- Reunião entre diretores e gerentes. 3- Escolha do coordenador
do programa 8S. 4-
Comunicação da empresa a todos os funcionários. 5- Reunião entre
gerentes,
supervisores e funcionários. 6- Divulgação do programa. 7- Plano para motivação dos
funcionários. 8- Auditoria operacional dos recursos humanos, quando é feita uma completa
avaliação do grau de satisfação dos funcionários para com todas as condições de trabalho. 9-
Plano de ações imediatas para solução dos problemas críticos. 10- Avaliação de todo o Senso. É
através das ações de mudança de comportamento da alta administração que os funcionários
sentir-se-ão satisfeitos e motivados para participarem efetivamente do programa. Ao
serem tratados com educação, respeito, justiça, equidade e ao terem boas condições de
trabalho, todos participam.
2 Shido : Senso
de treinamento. Prega o treinamento do profissional e a educação do ser
humano. Estas ações qualificam o profissional e engrandecem o ser humano que,
passa a ter melhor empregabilidade, essencial nos tempos modernos, onde o desemprego está
aumentando e os novos postos de trabalho exigem profissionais educados e treinados.
Este segundo Senso também engloba o planejamento de todo o programa e deve ser
implantando nas seguintes etapas: 1- Treinamento do coordenador do programa.
2- Treinamento
da diretoria. 3- Montagem do escritório do programa 8S. 4- Treinamento dos gerentes. 5-
Seleção e treinamento dos facilitadores. 6- Elaboração do plano diretor. 7- Treinamento de
todos os funcionários. 8- Registro e análise da situação atual da empresa. 9- Elaboração
dos planos de execução. 10- Avaliação de todo o Senso.
3 Seiri : Senso
de Utilização onde, deve-se separar os objetos, documentos, dados e serviços
em necessários ou não. Os necessários são separados para uso, os desnecessários
são disponibilizados ou descartados, sem agressões ao meio ambiente. Este é o primeiro Senso
prático e ao praticá-lo descobre-se a enorme quantidade de coisas inúteis que costuma-se
guardar, causando desperdícios, bagunça, sujeira e poluição visual, além de tornar os
ambientes potencialmente inseguros.
4 Seiton : Senso
de Ordenação onde, os itens necessários são ordenadamente guardados de
forma a serem usados de forma rápida e segura. Ordem e progresso. Todos os itens são
identificados, ordenados e armazenados de tal maneira que sua utilização economiza tempo.
Após o uso, o item deve ser recolocado no mesmo local, do mesmo modo e em boas
condições.
5 Seiso : Senso
de Limpeza. Em ambientes limpos, bonitos, agradáveis e seguros existe maior
motivação e as pessoas usam melhor a capacidade criativa. É durante a implantação
deste Senso que se deve preparar e executar um plano permanente de
coleta seletiva de lixo. A higiene e a pintura dos ambientes com cores alegres,
vivas e adequadas, são a base deste
Senso. Ao mesmo tempo que se limpa também se inspeciona, para detectar problemas
potenciais ou efetivos, antes que causem desperdícios e ou acidentes.
6 Seiketsu :
Senso de Bem Estar. Este é resultado dos cinco Sensos anteriores. Em um ambiente
de participação coletiva, união, com treinamento e educação, organizado, ordenado, limpo
e seguro, o Bem Estar aflora naturalmente. As principais ações e fatores para o sucesso
deste Senso são: 1- Limpeza e higiene de banheiros, vestiários e refeitórios. 2- Boas
condições ambientais como iluminação, temperatura, ruído e fontes polidoras. 3- Pintura dos
ambientes, inclusive artística em alguns pontos. 3- Uso de plantas ornamentais
e conservação de
jardins. 4- Criação de áreas de recreação e esportiva. 4- Plano de assistência médica, social e
seguros. 5- Plano de cargos e salários. 6- Campanhas de saúde e alimentação
saudável e balanceada. 7- Valorização da prevenção dos acidentes de trabalho e cuidados com o
meio ambiente. 8- Liberdade de expressão e associação em entidades e sindicatos. 9-
Delegação de autoridade e atribuição de responsabilidade. 10- Plano constante de
educação e treinamento. 11- Valorização do trabalho em equipe, respeitando as
individualidades.
7 Shitsuke : Senso
de Autodisciplina. É quando todos respeitam tudo e todos. Não um respeito
cego, apenas por respeitar, mas a compreensão de que todos fazem parte do elo da
corrente (a empresa) e se um elo se rompe a corrente se enfraquece, causando desperdícios e
prejuízos. As normas e procedimentos têm que ser seguidas e respeitadas porém, devem ser
revisadas sempre que necessário, no mínimo a cada seis meses. Todos devem dar
sugestões para melhorias e aperfeiçoamento contínuo.
8 Setsuyaku :
Senso de Economia e combate aos desperdícios. Este é o ponto culminante do
programa 8S pois, uma vez que os sete Sensos anteriores estejam incorporados ao
comportamento das pessoas, estas sentem-se motivadas para sugerir modificações e
melhorias, quase sempre de baixo ou nenhum investimento, mas que combatem os
desperdícios reduzindo os custos e aumentando a produtividade. É
impressionante a
capacidade de raciocínio e criatividade das pessoas, especialmente muitas de baixo nível
hierárquico e escolar. Estas devem ser bem recompensadas, elogiadas e deve-se
investir com atenção especial no seu desenvolvimento escolar e profissional.
Daiane Magalhães
Q & S Consultoria