quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Revisão da ISO 9001

O Futuro da ISO 9001. Normas e o Sistema de Gestão para 2015


O processo de revisão das duas mais importantes normas internacionais de sistemas de gestão já foi iniciado. Tanto a ISO 9001, de Sistemas de Gestão da Qualidade, como a nova ISO 14001, de Sistemas de Gestão Ambiental, deverão ser publicadas em 2015.

Para tentar resolver o dilema sobre todas as normas de gestão diferentes, a ISO estabeleceu um grupo de trabalho conhecido como ISO/TMB/TAG13-JTCG de todos os diferentes comitês para realizar recomendações. Sua primeira ação foi definir uma “visão conjunta” sobre como o trabalho de alinhamento deve acontecer.

Esta estrutura deverá ser adotada, em princípio, por todas as novas Normas de Sistemas de Gestão e novas versões das  já existentes e facilitará o desenvolvimento de Sistemas Integrados de Gestão.

A ISO pretende, com essa revisão, proporcionar condições idênticas de estrutura, texto, e de termos e definições comuns para as normas de sistemas de gestão. Isto irá garantir uma consistência entre futuras normas de sistemas de gestão e revisões das atuais, facilitará a gestão integrada e simplificará o uso das normas. Ela também tornará as normas mais fáceis de ler e, com isso, serem entendidas pelos usuários.

O que a ISO está fazendo sobre integração
O que a ISO já fez:
Exigiu de comitês que trabalhem juntos e em cooperação;
Estabelecimento do “Anexo SL”* para justificativa e alinhamento da estrutura/conteúdo dos sistemas de gestão;
Perguntas complexas antes de avaliar outras áreas de sistemas de gestão, como responsabilidade social;
Desenvolvimento de manual ISO que orienta sobre “uso integrado de normas de sistemas de gestão”.
De acordo com Charles Corrie, Secretário Geral do grupo BSI, responsável pela revisão da ISO/TC 176/Sub-Comitê 2 (ISO 9000), a ISO decidiu que “alinhamento”  é o melhor que se pode obter no momento.
Mudanças principais introduzidas pelo Anexo SL são:
Interpretação da organização e seu contexto/riscos;
Liderança;
“Informação documentada”, ao invés de documentação ou registros;
“Ação preventiva” está agora incorporada ao sistema.
“Melhoria” X “Melhoria Contínua”

O princípio de gestão da qualidade baseado em “Melhoria Contínua” será alterado para apenas “Melhoria”, para enfatizar que “melhoria” deve ser uma  filosofia fundamental em uma organização.

Fazer a norma mais acessível a empresas de serviço

Agora, é proposto que a ISO 9001 deva usar o termo “bens e serviços” ao invés de “produto”.

Riscos, oportunidades e ação preventiva

O texto do Anexo SL não inclui o requisito “Ação Preventiva”, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva. O conceito de pensar “baseado em risco” também tem sido estendido para o rascunho de alguns requisitos do rascunho ISO/CD 9001. A abordagem baseada em risco também faz a norma mais acessível a empresas de serviços.Outra coisa que está em revisão são os princípios da gestão de qualidade.

Agora são apenas 7 princípios ao invés de 8:

Foco no cliente
Liderança
Envolvimento de Pessoas
Abordagem de processos
Melhoria
Tomada de decisão baseada em evidência
Gestão de Relacionamentos
Na percepção do secretário, Charles Corrie, apesar dos requisitos parecerem  diferentes do que estamos acostumados, da forma como estão escritos, a essência dos conceitos não teve mudança significativa. Existem alguns novos requisitos que os usuários da norma precisarão considerar no detalhe, como a questão de riscos.

De maneira geral, eu não esperaria uma transição de uso de uma nova edição da ISO 9001 um processo difícil. Consideramos que, ao usar a estrutura do Anexo SL para permitir alinhamento com outras normas de Sistemas de Gestão, e ao incorporar novos requisitos, a nova edição da ISO 9001 trará benefícios adicionais às empresas que a usarem.

Referências:

Conteúdo do SEMINÁRIO QUALIDADE 2013, palestrante Charles Corrie, BSI Brazil - Normas de Sistemas de Gestão ISO – “ISO 9001 e o Futuro” – Blumenau (SC) 25/07/2013. Promovido pela Escola da Qualidade, Qualykey e apoiado pela Qualyteam.


Para encontrar o texto completo do Anexo SL: Uma cópia das diretivas ISO/IEC, Parte 1 e Suplemento Consolidado – Procedimentos específicos para a ISO, 4ª edição, 2013, pode ser baixado (em Inglês) no link: http://isotc.iso.org/livelink/livelink?func=ll&objId=4230452&objAction=browse&sort=subtype

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

10 ARMADILHAS COMUNS EM AUDITORIAS


1- NÃO PLANEJAR A AUDITORIA
Isto conduz a caminhadas aleatórias pelas instalações, a amostragens induzidas e a conclusões incertas.

2- NÃO UTILIZAR UM "CHECK LIST"
Importante para definir a amostra, as operações do Sistema da Qualidade a serem avaliadas, os itens, processos e/ou tarefas a serem verificadas.

3- DEIXAR A PESSOA AUDITADA ESCOLHER A AMOSTRA
O auditor perde o controle da amostragem e induz a resultados viciados.

4- GASTAR TEMPO EXAGERADO TENTANDO DESCOBRIR O QUE O SUPERVISOR SABE
Em vez disso deve-se procurar avaliar a extensão em que o operador ou o supervisor entendem e realmente controlam um determinado processo em particular.

5- NÃO OLHAR AO REDOR
Muito do que um auditor detecta ocorre no momento em que ele olha ao redor (fora do foco da auditagem).

6- PULAR DIRETAMENTE PARA CONCLUSÕES ("JUMPING TO CONCLUSIONS")
Os auditores devem se resguardar contra uma característica muito peculiar do ser humano, que é a de que já ouviu ou viu tudo o que tinha para ser ouvido ou visto.

7- LEMBRAR O QUE VOCÊ COSTUMAVA FAZER NO SEU DEPARTAMENTO OU COMPANHIA
Todo o bom auditor deve se esforçar para manter em segundo plano as suas opiniões de modo a tornar-se mais objetivo.

8- NÃO REPORTAR AO SUPERVISOR DO SETOR AUDITADO AS SUAS CONSTATAÇÕES
O supervisor deve ser informado das constatações para que possa tomar ações corretivas mesmo antes que sua gerência tome conhecimento das mesmas.

9- DEIXAR QUE A PESSOA AUDITADA CONTROLE O TEMPO DA AUDITAGEM
Isto pode deslocar o foco da auditagem em função do interesse do auditado.

10- DEIXAR DE FAZER FOLLOW-UP DAS AÇÕES CORRETIVAS
Uma das atribuições do auditor é assegurar que as ações corretivas relativas as não conformidades detectadas sejam implementadas e sejam eficazes.