O Sistema de
Gestão Integrada é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas
por uma organização, para implementar suas políticas e atingir seus objetivos
de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão.
Direcionado para processos é a gestão que permite integrar de forma mais
eficiente, nas operações do dia-a-dia das empresas, os aspectos e objetivos da
qualidade, do desempenho ambiental, da segurança e saúde ocupacional e da
responsabilidade social.
A visão e
orientação para o risco fomentam a prevenção e facilitam o entendimento da
integração dos Sistemas de Gestão. A excelência do desempenho e o sucesso no
negócio requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas
e gerenciadas segundo uma visão de PROCESSOS.
As diversas
normas para sistemas de gestão tratam de processos internos separados,
relacionados com a qualidade, o ambiente, a saúde e segurança ocupacional, a
segurança da informação e outros. Através de um sistema de gestão integrado, a
organização pode adotar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seus
processos internos e obter a certificação de todos os sistemas com somente uma
auditoria de certificação.
Quem pode se
beneficiar com o Sistema de Gestão Integrado?
Quaisquer
empresas que queiram e precisem melhorar seus processos internos de forma
competitiva, garantindo o atendimento de padrões internacionais reconhecidos
com responsabilidade.
A organização
pode satisfazer a todas as exigências de uma só vez e obter um único sistema de
gestão documentado. Assim como todas as normas de gestão são construídas _sobre
o princípio comum do aperfeiçoamento contínuo, você terá que passar por
auditorias periódicas, ao menos uma vez por ano, após a certificação inicial.
Uma auditoria combinada significa menos auditorias individuais e menos
interrupção nos negócios com maior racionalidade.
Quais são os
benefícios do Sistema de Gestão Integrada?
Vários são os
benefícios do Sistema Integrado de Gestão, entre elas estão:
- Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
- Realização de objetivos e metas da empresa;
- Economia de tempo e custos;
- Transparência dos processos internos;
- Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
- Maior controle dos riscos com acidentes ambientais;
- Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
- Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
- Aumento da competitividade;
- Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável;
- Redução e controle de custos ambientais;
- Oportunidades para conservação de recursos e energia;
- Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo _e funcionários);
- Prevenção de falhas ao invés de suas correções.
Daiane Magalhães
Q & S Consultoria
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