quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que é MSA - Sistemas de Medição?



Sistemas de Medição são aplicados ao processo de tomada de medidas. Quando falamos em Sistema de Medição, é comum confundi-lo com equipamento de medição, quando ele, na verdade, é algo mais complexo, que engloba:

  • Equipamento
  • Método
  • Condições ambientais
  • Recursos humanos

O MSA (Análise dos Sistemas de Medição) é um conjunto de estudos estatísticos que visa, primeiramente, certificar a adequação do sistema de medição à dimensão ou característica a ser medida. Posteriormente, durante a utilização do sistema de medição, os estudos têm por objetivo assegurar que o sistema continua adequado.



Onde e como o MSA - Sistemas de Medição se insere no contexto da sua empresa?

As técnicas do MSA têm ampla aplicação nos processos produtivos, onde devem ser aplicadas a quaisquer sistemas de medição que visem controlar a qualidade, monitorar processos ou definir a aceitação ou não de um resultado de processo.

Também em processos administrativos é possível aplicar algumas das técnicas do MSA, a fim de assegurar que as medidas tomadas de fato representem o que está ocorrendo no processo.

O MSA é parte integrante do desenvolvimento de produtos, de acordo com os conceitos de engenharia simultânea, devendo ser planejado na fase de projeto e desenvolvimento do processo, e conduzido na fase de validação de produto e processo.




O que é necessário para implementar o MSA - Sistemas de Medição?

A implantação do MSA exige que a empresa compreenda como, quando e onde seus processos são controlados, a fim de não gerar uma carga de trabalho excessiva com estudos estatísticos onde esses possam não ser necessários.

Além disso, a aplicação do MSA deve fazer parte de uma mentalidade de planejamento, em que ações corretivas devem ser tomadas caso o sistema de medição em estudo mostre-se inadequado.



O que a sua empresa tem a ganhar usando o MSA - Sistemas de Medição?

Quando monitoramos um processo ou controlamos sua saída, nossa única referência de desempenho é aquilo que enxergamos, ou seja, o conjunto de medidas tomadas. Sabemos, entretanto, que o resultado que enxergamos é afetado por dois aspectos, a saber, a variação real do processo e a variação do sistema de medição. Portanto, a variação observada é uma composição, e, quanto mais alta a variação do sistema de medição, tanto maior a variação observada. Muitas vezes grandes investimentos são feitos a fim de reduzir a variação do processo (aquisição de novas máquinas, programas de treinamento etc.), quando uma redução significativa da variação observada poderia ser obtida com a análise do sistema de medição, e conseqüente redução de sua variação.



Além disso, sistemas de medição com desempenho inadequado aumentam a probabilidade de erros de julgamento. Se julgamos um resultado aceitável como inadequado, criamos perda financeira para a organização. Já se julgamos adequado um produto inaceitável, podemos deixar que esse "defeito" chegue às mãos do cliente, ocasionando sua insatisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.